sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Projeto de Garibaldi que busca valorizar a vida tramitará em regime de urgência



O Plenário aprovou agora há pouco regime de urgência para o projeto do senador Garibaldi Filho que propõe a criação da Semana Nacional de Prevenção do Suicídio e de Valorização da Vida. Com esse regime de tramitação especial, o PLS 163/2017 deverá ser votado na próxima semana.

O objetivo do senador é estimular discussões e campanhas para inibir a incidência de suicídios no Brasil e para o combate e conscientização das possíveis causas, como o bullying, os transtornos mentais e os problemas familiares e sociais.

Crescimento de ataques virtuais acende alerta sobre suicídio

Apesar de ser um grave problema de saúde pública, com tendência de crescimento nos próximos anos, pois acompanha a expansão de doenças como a depressão, o suicídio ainda é um tabu no Brasil.  

Dificuldade de obter dados, preconceito e medo de estimular a prática ao falar sobre ela são fatores que dificultam a discussão e o desenvolvimento de políticas públicas, segundo estudos e especialistas consultados pela Agência Brasil.

Neste ano, o silêncio que ronda o tema foi quebrado com a divulgação do Baleia Azul, o jogo virtual que envolveria o estímulo às mutilações corporais de jovens e até ao suicídio. O game virou tema de novela e mesmo de operação da Polícia Federal, que prendeu acusados de aliciar crianças e adolescentes por meio do Baleia Azul.  

O fato trouxe à tona uma realidade comum: a ocorrência do assédio virtual, também chamado de cyberbullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário