quarta-feira, 15 de novembro de 2017

MAIS ESCANDALO: CGU encontra superfaturamento de R$ 108 mi em obra da ferrovia Norte-Sul


Fiscais do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União encontraram indícios de superfaturamento de R$ 108 milhões em obras da ferrovia Norte-Sul, um dos principais corredores ferroviários do país. Dois relatórios indicam irregularidades como pagamentos em duplicidade, preços acima do valor de mercado e até o uso de madeira podre na obra.
A ferrovia Norte-Sul é um projeto de infraestrutura que começou há quase 30 anos, durante o governo do ex-presidente José Sarney (PMDB). Atualmente, ela tem 1.575 quilômetros e liga as cidades de Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, em Goiás.
A ferrovia começou a ser construída em 1987. No decorrer dos anos, a obra chegou a ser paralisada algumas vezes por diferentes motivos. Em 2013, por exemplo, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou a paralisação das obras após verificar indícios de irregularidades. Além do trecho original (entre Açailândia e Anápolis), foi adicionado um novo trecho, ainda em obras, entre Anápolis e Estrela D’Oeste (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário