Fiscais do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União encontraram indícios de superfaturamento de R$ 108 milhões em obras da ferrovia Norte-Sul,
um dos principais corredores ferroviários do país. Dois relatórios
indicam irregularidades como pagamentos em duplicidade, preços acima do
valor de mercado e até o uso de madeira podre na obra.
A ferrovia Norte-Sul é um projeto de infraestrutura que começou há
quase 30 anos, durante o governo do ex-presidente José Sarney (PMDB).
Atualmente, ela tem 1.575 quilômetros e liga as cidades de Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, em Goiás.
A ferrovia começou a ser construída em 1987. No decorrer dos anos, a
obra chegou a ser paralisada algumas vezes por diferentes motivos. Em
2013, por exemplo, o TCU (Tribunal de Contas da União)
determinou a paralisação das obras após verificar indícios de
irregularidades. Além do trecho original (entre Açailândia e Anápolis),
foi adicionado um novo trecho, ainda em obras, entre Anápolis e Estrela
D’Oeste (SP).
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