Morreu na manhã desta quinta-feira(18), em Santa Cruz do Capibaribe-PE, o repentista Francisco Maia de Queiroz, conhecido como "Louro Branco". Ele tinha 75 anos e morreu em decorrência de problemas cardíacos. Estava na UTI desde o fim de dezembro de 2017. “A cantoria está de luto. Recebo agora mesmo a notícia do falecimento do poeta Louro Branco. É o último grande repentista que se vai”, postou o repentista Geraldo Amâncio nas redes sociais, e disse também que “a cantoria perde a graça, o humor, o raciocínio a jato e a inteligência maior do improviso. Louro Branco incontestavelmente foi o maior repentista dos últimos anos”.
"Uma mente invejável. Uma vez ouvir da boca de Ivanildo Vila Nova e Sebastião da Silva quando tinha 12 anos: "que mente aguçada e rapida nos repentes!." Essa foi a definição mais veloz que tinha ouvido naquela época. Louro Branco foi um grande poeta, rapidez de raciocínio, humor aguçado, inteligência, um dos maiores de todos os repentistas que frequentou a Casa dos Beatriz em Caraubas/RN, uma casa que sempre acolheu muito bem a grandes poetas como: Sebastião da Silva, Ivanildo Vila Nova, Moacir Laurentino, Geraldo Amancio, João Ageu, Edizio Calixto e Elizabeth, Luiz Campos, Chico Pedra, Elizeu Ventania, e o próprio Louro Branco".
Dizia Herminio Justino de Oliveira, nosso vizinho na hora que o trem parava às 17h42min, na estação ferroviária:
"Eita, la vem Nacin e tia Biá, os cantadores de viola para a Casa dos Cantadores... preparem a janta". De uma certa forma isso foi bom, porque na epoca aprendi muito com eles porque ficava prestando atenção eles criarem suas composições nos ensaios. Meu pai tambem era poeta, gosto dos poetas, tenho veia poética, componho poesias.
ReeporterGM-7 * Gilmar Marques
Francisco Maia de Queiroz, o popular "Louro Branco", Poeta, repentista e compositor, nasceu dia 02 de Setembro de 1943 na Vila Feiticeiro no município de Jaguaribe – CE. Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante. Começou a cantar aos 12 anos de idade, morou nas cidades de : Jaguaribe – CE, Jaguaretama –CE, Coronel João Pessoa – RN, Limoeiro do Norte – CE, Mossoró – RN, Iguatú – CE, Caicó – RN, e atualmente em Santa Cruz do Capibaribe onde morava desde 1991.
Cantou em vinte estados do Brasil, com todos os maiores cantadores do Nordeste, participou em mais de 400 festivais, tem ao todo mais de 700 composições.
*Cantando com Valdir Teles, o colega perguntou onde Louro residia e depois disse o seguinte:
Qualquer dia, meu colega
Vou conhecer sua casa…
Louro pegou na deixa e falou:
Meu cumpade, a minha casa
É uma casa tão feia…
D’um lado é um cemitério
Do outro lado a cadeia
D’um lado se come terra
Do outro se come peia.
*Blog Cantigas e Cantos
Nenhum comentário:
Postar um comentário