terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Opnião: "Golpe retrocedeu a educação a 1940" é sensacionalismo na conta-mão


AgenGM-7 * Caraubs/RN
"Segundo o professor, a reforma do ensino médio proposto pelo governo Temer (com o apoio dos partidos evangélicos e do PSDB), implica um retrocesso para a década de 1940, quando estava delimitada a formação profissional de um lado e a formação das elites de outro".

O professor emérito da Unicamp, filósofo e educador, Dermeval Saviani, de 73 anos, afirmou que a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que congelou os gastos em saúde e educação não inviabilizou somente a educação brasileira, mas o país como um todo.
Para Saviani, um dos pontos chaves que provocou o golpe foram os interesses econômicos do sistema financeiro. Ele ressaltou, em entrevista ao jornal Brasil de Fato, que o foco na dívida e nas contas públicas, pós-golpe, foi para fazer caixa, para fazer o superávit primário, para o pagamento dos bancos. Diz ele, que a reforma atual comete um absurdo ao atribuir ao adolescentes de 15 anos, a responsabilidade de definir o seu percurso, os seus projetos de vida. “Como é que um adolescente de 15 anos vai ter um projeto de vida para poder escolher já entre os cinco itinerários, àquele que corresponde ao que ele pretende desenvolver na sociedade? Nós sabemos que os jovens de 18, 20 anos que ingressam no ensino superior não têm clareza ainda da opção (É mesmo?…) Por detrás disto está o entendimento de que a grande maioria vai para aquelas profissões de caráter não-intelectual, que implica maior precariedade e salários mais baixos. Então, a diferença entre as elites condutoras e a população trabalhadora de modo geral, proclamada lá na reforma de 1942, tende a se acentuar com uma proposta como essa”, afirmou. "Que diagnostico ridiculo!"

Cada um busca o que lhe convém para satisfazer o seu ego e de outros que esperam como passarinho a raçaõ para os alimentar. Alguma vez voce já se sentiu inferior a alguem? Eu, nunca! Que sou eu para estar no mesmo nível de pé de igualdade com Demerval? Mas não me esquivo de falar o que penso. Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. Segundo afirmam, ele é um renomado educador por nome Dermeval Saviani, ele para poder atacar a bancada evangélica e o PSDB num todo por preconceito formulado, que segundo ele o “Golpi” retrocedeu o pais a 1940, pela reforma do ensino do governo temeroso, asqueroso, seboso, maldoso na linguagem deles. Pode ser um pesquisador e mestre, mas vai desqualificar um ensino assim na China e na Coréia do Norte. Como uns caras são tão mal intencionados que não conseguem ver uma só coisa de bom em todo um governo, ou um educação? Vamos ser opositores, mas não descaradamente se escondendo atrás de noticias fictícias, escolhias e maldosas! Aplaudir e digerir como pontos negativos para alimentar o ego de desqualificam teses, convenhamos que a humildade é tambem julgar algo como bom. Esses são os que torcem contra o pais, é a turma do quanto pior melhor para o seu chegar e resolver. Balela, pura balela de desprovidos de bom senso, razão, moral e ética. “Me enquadro em um desses, mas reconheço pontos positivos que qualquer um deles.”. Não sei, acho que não.

Ele pode ser renomado professor, catedrático no assunto, mas não venha querer colocar favas amargas na minha boca, o escambau, o que escreve só para o seu publico o aplaudirem... 

Como pode um presidente destruir um país, uma educação em apenas um ano e meio de governo? Se tivesse ocorrendo isso, creio que o mesmo povão que foi ás ruas pedir Fora Dilma, Lula e PT estaria hoje, lá outra vez, disso tenho plena e absoluta certeza. Mas com certeza não os estão, porque viu que a economia andou, não estagnou como querem a vontade muitos. Já mais admitiriam que um reformador golpista se saísse bem na condução de uma nação. A educação criada, essa “savianista” citada é tratada por esse estudioso, que numeros são desproporcional aos de outros governos, no caso o que ele defende, a educação petista de libetinagem, lembra-me frases de Ciro: é uma "hipocrisia" sim, mal argumentador sem a hombridade, de reconhecer com humildade, números de avanços em outras áreas e até mesmo no tema debatido em discussão. Vemos tantos estragos nessa educação, como afirmam, ou são so ataques sem significados partida de uma oposição magoada, rancorosa e cheia de odio contra um "golpista"? Voce pode ser um grande professor, pesquisador, mas seus numeros avassaladores são para priorizar criticas de um governo que é contra. Trabalho numa escola do município e lá não mudou nada do que era dos governos dos 13 anos e segue com o atual presidente.  Como o ensino medio teve retração? Me explica melhor. Olhem para as escolas estaduais e a Universidade Rural UFERSA. Fecharam? Não é a mesma politica educacional deixada pelos 13 anos?

Maldade sem precedentes é ver apenas pelo angulo que lhes conforrtam e lhes alimentam, é essa desse renomado educador, se nem sei se é digno de dizer que é, pela falta de coerencia em querer atacar um, em detrimento de defesa de outro. Para mim, é mais um que quer aparecer na mídia, e apareceu que me fez envolver pelo seu artigo contra-argumentando-o.
Não uso óculos multifocal, que embaça com vapores. Pelos menos essa é a minha opinião, que não tenho medo de protestar, argumentar e contra-argumentar, de um educador também que tem conteúdo para opinar e responder. Até a próxima Doutor Savaini.

ReporterGM-7 * Gilmar Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário