sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Será que eles se unem? Veja opinião do Reporter


A aparente ameaça de um cenário que aponta para um segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro (PSC) nas eleições de 2018, acendeu o sinal de alerta nos partidos que convergem para o centro – esquerda ou direita. 

Por isso, nos últimos dias, foi deflagrada nos bastidores uma articulação destinada a encontrar um nome de consenso capaz de unir PMDB, PSDB, DEM, PPS, PSB, PP, PR, PRB, PV.

Dirigentes destas legendas concordam que a pulverização de candidaturas, hoje situadas na órbita do governo, aplaina o caminho para uma polarização entre Lula e Bolsonaro, ambos na dianteira das intenções de voto com 35% e 16% respectivamente. 

A estratégia, até então restrita às reuniões intramuros entre as cúpulas partidárias, foi verbalizada na terça-feira 31.

Blog (ReporterGM-7): 
O PMDB conduziu Lula e Dilma a vitorias expressivas, isto é fato, é inegável. Por duas vezes Dilma/Temer foram eleitos/reeleitos. Ninguem subestime, mesmo pouca a força do PMDB brasileiro. Toma por exemplo as cidades redutos com chances reais de vitorias, ou grande votação. 
O que vejo é a separação de forças no primeiro turno que pode, ou não benficiar ambos lados, direita e esquerda.Como reagrupar num segundo turno? Muitos podem irem para o Lula porque tem uma chance maior de vitoria, se aproveitando da situação da melhor colocação e acordos por cargos e votações no Congresso. Lula leva vantagem principalmente no Nordeste e por está na oposição ao governo Temer(PMDB/SP), que deve fiar fora da disputa e dos palanques. Um candidato de consenso é sondado, será que decola?



Nenhum comentário:

Postar um comentário