Frente a tantas pesquisas acusadas de “compradas” ou “encomendadas” para influenciar os eleitores, o acesso a internet e principalmente as redes sociais podem mostrar, com mais assertividade e sem a interferência de terceiros, outra realidade com relação a real intenção de voto dos brasileiros para o cargo de presidente nas eleições de 2018.
O Facebook é uma destas plataformas capaz de revelar como os eleitores interagem com candidatos e parlamentares além de mostrar o sentimento do brasileiro em relação a política, partidos, corrupção, governo entre outros.
Estatísticas do Facebook Brasil
Mas para verificar se estas estatísticas do Facebook realmente devem ser levadas em conta e até influenciar em novas pesquisas e no próprio resultado das próximas eleições 2018 é preciso avaliar alguns números.
Segundo informações do Facebook Brasil em 2014:
92 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses — o que corresponde a 45% de toda a população brasileira, segundo o IBGE.
O brasileiro fala de política no Facebook?
E como fala! São centenas de grupos de simpatizantes da esquerda, direita, militares, partidos políticos, denúncias de corrupção, política, candidatos e parlamentares. Sem contar as fanpages de movimentos e dos próprios candidatos e parlamentares que já despontam no gosto popular para a disputa em 2018.
Uma observação importante é que o parlamentar Jair Messias Bolsonaro ultrapassou, em curtidas na fanpage, Dilma Rousseff, Lula e Marina Silva nos últimos dois anos. Será algum indício?
Curtidas por Semana
Este dado é interessante para mostrar o índice de adesões á fanpage do parlamentar. Ou seja, os números em verde indicam o crescimento por semana, enquanto os números em vermelho indicam o decréscimo de adesões por semana em comparação a semana anterior. (Esses números e interações mudam constantemente, dependendo do ambiente político e atuação dos candidatos online)
Aqui você pode notar que o político Jair Messias Bolsonaro dispara frente aos outros parlamentares.
Observação: Curtidas podem ser compradas (Facebook Ads ou Aplicativos externos), dai para você medir realmente a relevância da fanpage basta verificar o quadro abaixo.
Engajamento na Fanpage
O engajamento, ou interação dos internautas frente as publicações postadas pelos parlamentares é o principal índice que mede o quão a página é relevante. Esse índice mede as reações, comentários e compartilhamentos (uma das maiores forças de uma fanpage) gerados pelos usuários.
Observe o raking:
Algumas conclusões que podem ser extraídas do quado acima:
- Jair Messias Bolsonaro tem menos publicações que Lula, mas seu engajamento é maior. No marketing, os especialistas avaliam como o mais produtivo (que faz mais com menos)
- Aécio Neves é o que tem mais curtidas, mas é o terceiro com menos postagens e com saldo negativo de 0,1 % em curtidas na semana passada.
- Dilma Rousseff foi a quem menos publicou. Esta a frente de Aécio Neves no quesito engajamento.
- Geraldo Alckmin é o terceiro maior em publicações. Não teve avanço em curtidas mas tem maior engajamento que Michel Temer
- Marina Silva, apesar de estar a frente de Geraldo Alckmin e Michel Temer em número de curtidas, é a menos relevante.
- O site Marketing Digital Eleitoral é totalmente apartidário.
- Os número são sazonais e dependem do ambiente político e da atuação online dos parlamentares e candidatos
Considerações Finais
Jair Messias Bolsonaro tem o que qualquer político ou candidato em época de campanha eleitoral digital gostaria ter ou ser:
- Maior número de curtidas por semana (fatalmente de pessoas realmente interessadas no seu conteúdo)
- Maior engajamento por semana (pessoas curtindo/reagindo, comentando e compartilhando suas publicações).
- Vários grupos e fanpages promovendo a sua candidatura para as Eleições 2018.
Por outro lado, Lula é uma realidade e estar na disputa digital com Jair Messias Bolsonaro (Que nesta pesquisa se mostra a frente de Lula)
Agora é monitorar para verificar como os números vão se comportar até as eleições, com lava jato, delações premiadas e a insatisfação dos brasileiros com a velha política cheia de corrupção.
Agora é monitorar para verificar como os números vão se comportar até as eleições, com lava jato, delações premiadas e a insatisfação dos brasileiros com a velha política cheia de corrupção.
As redes sociais podem definir uma campanha eleitoral?
E você, o que achou?
O Facebook pode ser uma fonte confiável de análise de ambiente eleitoral?
Os números mostrados acima refletem o sentimento do brasileiro?
Você tem outros dados que mostram resultados diferentes?
Você é consultor, coordenador de campanha, social media de algum partido, candidato ou parlamentar?
Deixe o seu comentário. Será uma prazer responder você!
PS. Ciro Gomes não tem página oficial no Facebook (até a data de hoje 03/03/2017), por isso não entrou na avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário