quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Dois craque e o amor pela vida: Ídolo do Bota, Mendonça contou com apoio de Adílio na luta contra o álcool


Resultado de imagem para mendonça e adilio
Mendonça e Adílio se abraçam: amizade de longa data (Foto: Reprodução SporTV)

Craque do Glorioso nas décadas de 70 e 80 agradece ao amigo e ex-jogador do Flamengo pela força no tratamento do alcoolismo, que quase o devastou

Resultado de imagem para mendonça e adilio

Nascido em 23 de maio de 1956, no Rio de Janeiro (RJ), Mendonça é filho de um ex-zagueiro do Bangu, também conhecido como Mendonça.

 

Destaque do Botafogo nas décadas de 70 e 80, o ex-meia Mendonça entrou para a história do Glorioso com uma técnica apurada que o fez ser comparado até mesmo com Zico, eterna referência do rival Flamengo. Se não conquistou um título com o Alvinegro, o ex-jogador deixou na memória dos torcedores lances incríveis como o drible em Júnior para depois vazar a meta de Raul Plasmann, em duelo contra o Rubro-Negro, em 1981. Aos 60 anos, no entanto, Milton da Cunha Mendonça vem tentando superar o mal do alcoolismo. Em sua luta diária, uma parceria tem feito a grande diferença: o apoio de Adílio, ídolo da Gávea e amigo de longa data.  
- O que é o fundo do poço? O fundo do poço é a droga. O esporte, ele requer o quê? Noites bem dormidas, boa alimentação e eu sempre brinco com o pessoal: nunca fui jogador de futebol, fui um atleta profissional. Começa a se envolver com colegas, não são amigos, colegas com quem você começa a beber e, conforme o tempo vai passando, vai aumentando essa quantidade e você vai perdendo crédito, você vai perdendo crédito e as portas vão se fechando cada vez mais – conta Mendonça ao “Tá na Área”.  
Mendonça, ex-jogador do Botafogo (Foto: Divulgação)Mendonça, ex-jogador do Botafogo (Foto: Divulgação)
O drama do vício começou a afetar Medonça nos últimos anos, muito depois de abandonar a carreira. O princípio do abismo, no entanto, começou com o fim de sua atuação nos gramados. Longe do esporte, o hábito simples de beber se tornou uma doença. O clínico-geral José Veríssimo, que tratou o ex-jogador, conta que ele chegou a um quadro gravíssimo durante 20 dias internado na unidade de tratamento intensiva. Apesar de ainda ter pequenas lesões hepáticas, o ídolo alvinegro tem evoluído bem em uma clínica de recuperação no Rio de Janeiro. 
Quem teve papel fundamental na recuperação de Mendonça foi Adílio. O ex-jogador e amigo teve a iniciativa de ajudar o “irmão” a se internar em uma clínica. Autor de um dos gols do título mundial do Flamengo em 1981, o ex-jogador o conheço desde as categorias de base dos dois clubes cariocas, quando tinham apenas 11 anos.  
- É essa carência que a gente tem, porque eu estou aqui, mas tenho a minha carência também, mas o amor que a gente tem um pelo outro, isso resolve muitos problemas e é por isso que a gente está aqui resolvendo o problema do Mendonça, é o amor que a gente tem por ele – conta Adílio.  
Mendonça se destacou no Botafogo em uma época de vacas magras no clube, entre meados dos anos 70 até a década de 80. O Glorioso sofria com uma grave crise financeira e um jejum interminável de títulos. As memórias, no entanto, acompanham o ex-jogador até hoje, especialmente o gol considerado o mais belo de sua carreira. Uma jogada inesquecível que começou com um improvável lançamento do “fominha” Mirandinha. Depois, um drible de finta em Júnior, antes de balançar a rede de Plasmann. 
- A consideração é grande: fui no casamento dele. Foi bonito? Foi bonito, foi em cima de um grande jogador - relembra.
Mendonça e Adílio se abraçam: amizade de longa data (Foto: Reprodução SporTV)Mendonça e Adílio se abraçam: amizade de longa data (Foto: Reprodução SporTV)
As lembranças boas do passado, porém, não escondem o desafio de superar o vício no álcool. Mendonça já comemora a melhora em sua saúde. O ex-jogador já faz academia e consegue correr às vezes.  
- É um jogo muito difícil, mas eu dei sorte, eu dei sorte por causa de amizade. O Adílio foi a pessoa que eu escutei, a primeira pessoa que eu escutei foi ele, aí eu falei: tinha que ser ele, tinha que ser aquela figura mesmo. Eu quero até aproveitar, falar por meio de vocês que a recuperação tá muito boa. Complexo B, para fortalecer o músculo da perna. Já dei uma corridinha ontem, hoje estou fazendo academia. Abriram as portas, estou aqui me alimentando, tranquilo, me sentindo bem. Eu posso dizer que ela (droga) não sai de você, ela não sai de você, ela vai ficar eternamente em você, ainda mais quando você bebe já há um tempo, mas, pelo menos, você continua o tratamento com essa medicação e perto da sua família - disse.

Resultado de imagem para mendonça e adilio

 Resultado de imagem para mendonça e adilio
Amizade: Adílio, ídolo do Fla, apoia Mendonça, ídolo do Botafogo, a se livrar do álcool - sportv.com
 Resultado de imagem para mendonça e adilio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário