AGENC GM * Caraubas/RN - A historia trás à tona os acontecimentos e pergunta depois de 44 anos: Quem é o vice, perguntam? A resposta pode não ser o óbvio pela sua marca, mas que pode fazer a diferença.
A resposta com outra pergunta vem: Porque não ser do PMDB que ainda se porta como o maior partido do municipio e do Brasil? A trajetoria politica do antigo MDB caraubense é historica e tem obtido nas urnas, sucesso como nenhum outro partido, mesmo que tenha sido derrotado tres vezes nos seus mais de 44 anos de atuação na cidade desde os tempos da ditadura, onde tinham que se reunirem as escondidas com medo da repressão de alguns da ala governistas, pela policia.
O partido estava em fase embrionaria, tratava os assuntos em secreto. Articulavam eles meio timidos. O ano era 1972, o partido começou a crescer com o apoio de ferroviarios e filhos, pelo qual sou filho de um. Na época ainda em 1972 o então candidato era Celso Gurgel pelo partido do MDB, hoje PMDB perdendo para Guido Gurgel/ Silverio Marinho. Em 1976 o nome do agropecuarista Ozael Fernandes Soares foi submetido às urnas com o apoio do MDB juntamente com o nome de Zimar Fernandes como vice, sagrando vencedores. Em 1982 rompido com o atual prefeito Ozael, Zimar Fernandes/Toinho Linhares pelo PMDB saem e vence a campanha disputando contra tres chapas. Em 1988 Zimar Fernandes elegem os medicos Marinaldo e Aguinaldo pelo PMDB. Em 1992, a segunda derrota do PMDB deu-se com o medico Dr Jomar contra Jr. Gurgel(PDS). Em 2002 pelo PMDB o ex-prefeito Luciano Cruz perde para Eugenio Alves(PR). É a terceira derrota do partido em sua historia. Chega 2008 e o PMDB com Ferreiras vence com Ademar Ferreira duas eleições, 2008/2012. A primeira tendo Alcivan Viana como vice e na segunda campanha numa composição com o PT, Ivanildo Fernandes foi o vice.
2016, o PMDB lançou Jr. Gurgel como pré num momento dificil e desgastante para o governo, e pelas circunstancias foi dissolvida a sua candidatura em troca pela postulação de uma candidata, do PR. O PMDB vem apoiar o nome do PR até então adversário ferrenho nas duas ultimas campanhas. Resta saber se o maior partido do Brasil e de Caraubas irá compor na vice.
Há alguns dentro do PR que não querem o nome de Gurgel que reuni as qualidades e perfil de um vice, já que não é mais o candidato do partido dos Alves estadual, até aqui.
Falta pouco tempo, as definições estão a um fio. Se não for o pré do PMDB, Jr. Gurgel aceitaria ser vice com a força do PMDB? Fica a pergunta no ar. Mas ainda falta passar água por debaixo da ponte, mesmo que escassa em epoca de seca.
ReporterGM-7 * Gilmar Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário