ReporterGM-7 Gilmar Marques Opina: ... o Brasil assistiu a uma onda de discursos agressivos, especialmente nas redes sociais, que se dividiam em dois lados: os de esquerda e os de direita ...
AgencGM-7 * Caraubas/RN - A inocência do pobre de direita e da esquerda. Eles só querem para sí. Então me diga e defina: como é ser pobre de direita? Essa talvez foi a pergunta mas boba, impropria, incabível que já vi nos ultimos tres dias. Não se define estado de pobreza ou riqueza com ideologia político-partidária, nem se pode fugir à compreensão humana uma pergunta elaborada com o intuito de fazer separação. Ideologicamente eles não sabem a qual classe pertence, se esquerda, direita, centro. Os dois regimes podem ser sustentados e abastecidos pelo Socialismo e Capitalismo, sejam eles selvagens ou não. O melhor seria atender ao povo por valor igualitário
O que ocorre é quererem ligar uma coisa à outra para se beneficiarem do "status quo" imposto pela maldade de politica sem anseios que beneficie o conjunto social num todo.
A Esquerda é o lugar dos pobres, daqueles que querem mudar a ordem ...? MENTIRA!!!
A Direita é o lugar dos pobres, daqueles que querem mudar a ordem ...? MENTIRA!!!
A biblia fala tambem do que emana o povo, que o bem comum coletivo são de todos, que desfrutem em consenso, razão e fraternidade. Governos de direita ou esquerda podem ou não ser democráticos, isto é uma verdade. Eles usam e abusam da vontade do povo em insistirem em promover uma vida digna e justa, o que na verdade os querem escravizar quando dão moeda em trocas.
O socialismo enriquece da mesma forma que o capitalismo. Queremos usufruir do melhor, isto não é errado, desde que trate o povo com dignidade e respeito.
O capitalismo não é um bicho feio que só serve para oprimir os pobres, assim em países que defendem essa bandeira não teria fome e nem miséria. Olhem para Venezuela, nosso maior exemplo.
Os pobres trabalham e, a não ser que sejam militantes profissionais doutrinados por uma causa, não têm tempo para fechar avenidas a troco de lanche ou míseros R$ 20,00 a defender uma ideologia de Esquerda, pois a partir do momento em que um pobre é de Direita ele é escravo, não comuna com os preceitos... tambem é mentira!
O que foge à compreensão é quererem dividir essas duas classes em clima de guerras partidárias num jogo de separação sem liberdades dadas à elas.
Esquerda ou direita? ... muitos ainda não fazem ideia sobre o que é “ser de esquerda” ou “ser de direita”, ... de centro ou progressista.
É muito provável que nos últimos anos você tenha ouvido, repetidamente, a mídia, a televisão e as pessoas falando sobre “esquerda” e “direita” no sentido político. Embora muitos ainda não façam ideia sobre o que é “ser de esquerda” ou “ser de direita”, é importante entender cada corrente para não sair por aí falando besteira.
A ideologia sobre os termos “esquerda” e “direita” foi desenvolvida na França do século XVIII, durante o que ficou conhecido pela história como Revolução Francesa. Entre os anos de 1789 e 1799, a França passava por profundas mudanças em sua estrutura política e foi montada a Assembleia Nacional Constituinte para elaborar a nova Constituição do país.
Durante aquelas assembleias, os povos mais ricos se sentaram à direita porque não queriam se misturar com os mais pobres e não concordavam em dividir as suas riquezas, enquanto o lado esquerdo ficou associado à luta dos trabalhadores e da população que queria dividir os poderes de forma igualitária.
Partindo dessa visão, portanto, a esquerda é o posicionamento político em prol da luta dos trabalhadores, sindicalistas, minorias, população mais pobre e da divisão da riqueza. Enquanto a direita, por sua vez, é uma postura política que visa o poder por mérito, é inclinada ao conservadorismo e ao liberalismo econômico.
Com o passar dos anos, no entanto, há mudanças significativas em relação aos termos. Consideramos ‘esquerda’ o posicionamento que, sobretudo, busca a promoção da justiça social, e a ‘direita’ a postura que, sobretudo, visa a liberdade econômica individual. Daí nasceram outras expressões como “comunismo” e “socialismo”, e “liberalismo” e “capitalismo”, associadas aos posicionamentos de esquerda e direita, respectivamente.
Veja depoimento: Meu filho, uma das razões para eu ser de direita é justamente o fato de eu ser pobre. Ao me privar do direito de autoproteção (ou me criar grandes dificuldades .... Para mim, ser pobre e de esquerda é que é o absurdo.
No século em que vivemos, porém, dividir a política entre “esquerda” e “direita” é um tanto quanto limitador. Hoje os partidos de esquerda agregam socialistas democráticos, progressistas e ambientalistas, entre outros, enquanto os partidos de direita agregam conservadores, democratas cristãos, nacionalistas e por aí vai. Existe, ainda, a posição de “centro”, que defende o capitalismo, mas não deixa de levar em consideração a justiça social, o bem comum pregado nos evangelhos.
ReporterGM-7 * Gilmar Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário