terça-feira, 20 de junho de 2017

O PT é o nosso Trump: ambos promovem a segregação informacional de eleitores fanatizados, o culto à personalidade, a intimidação de vozes dissonantes e o aprofundamento das tensões sociais.

dilma-rousseff-positivo-nova 

Não deixe a coloração ideológica te enganar: o petismo (isto é, todas as pessoas envolvidas na defesa do projeto do PT) é o que de mais perto temos da alt-right, a direita alternativa americana que deu a vitória a Trump.

As semelhanças entre o programa de Trump e o do PT são já bem conhecidas. Assim como Dilma, Trump foi eleito numa agenda populista prometendo mundos e fundos aos trabalhadores. Apostam no nacionalismo econômico, como na exigência de conteúdo nacional e na rejeição a acordos de livre comércio. Praticam o deficit fiscal insustentável – no Brasil via aumento de gastos, nos EUA via corte de impostos –, ambos dependentes de um improvável aumento da arrecadação.

Para além disso, contudo, há a semelhança do entorno cultural que criam para sustentar seu poder. Esse é ainda mais preocupante. Em poucas palavras: ambos promovem a segregação informacional de eleitores fanatizados, o culto à personalidade, a intimidação de vozes dissonantes e o aprofundamento das tensões sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário