quinta-feira, 19 de abril de 2018

senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou pedido de impeachment do presidente da República Michel Temer

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta quarta-feira um pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer, por crime de responsabilidade.

O pedido, o 28º apresentado contra Temer, tem como base indícios de que doações de caixa dois da empresa JBS teriam financiado reforma em 2014 na casa de Maristela Temer, filha do Presidente.

Presidente Michel Temer durante Cúpula das Américas em Lima  
© REUTERS/Andres Stapff Presidente Michel Temer durante Cúpula das Américas em Lima

A peça apresentada à Câmara argumenta ainda que o presidente teria mentido ao negar, em resposta a questionário da Polícia Federal em outro inquérito que apura a edição de um decreto na área portuária, ter recebido propina ou vantagens indevidas.

“Temer não foi indagado especificamente sobre a reforma, mas se ‘realizou negócios comerciais ou de qualquer natureza que envolvesse a transferência de recursos financeiros’”, descreve o pedido.

“Ao que se vê, o senhor presidente mentiu, por duas ocasiões, durante o exercício do mandato presidencial, em depoimento à autoridade policial, quer seja quando não admitiu o recebimento de valores não contabilizados (‘caixa 2’, possivelmente oriundo de corrupção) em campanha eleitoral, quer seja quando negou qualquer transação entre ele e o senhor João Baptista Lima Filho, já denunciado justo por ser seu operador pessoal de propinas”, diz a peça.

O pedido de Randolfe terá de ser analisado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a quem cabe, por força do cargo, decidir se dá ou não andamento a pedidos de impeachment contra o presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário