quinta-feira, 19 de julho de 2018

Significado de Ratimbum - O que é Ratimbum: “Eu o amaldiçoo” é Falso

Resultado de imagem para a origem da palavra ratimbum

Ratimbum ou Rá-Tim-Bum foi um programa infantil de grande sucesso, produzido pela TV Cultura, entre os anos de 1989 e 1992.
Rá-tim-bum é uma expressão usada nas festas de aniversário para cantar parabéns. A palavra rá-tim-bum é exclusivamente brasileira e não tem nenhuma ligação com maldição nem feitiçaria. O cristão pode cantar rá-tim-bum na canção de parabéns se quiser, sem medo de lançar maldição.
Rá-tim-bum é uma onomatopeia, uma palavra que imita o som de alguma coisa. Nesse caso, rá-tim-bum imita o som de coisas festivas, como tambores e pratos. A palavra surgiu no Brasil por volta dos anos 1930 e não existe em nenhuma outra língua (nem é usada em outros países de língua portuguesa).
Ao contrário do que dizem alguns rumores sem fundamento, rá-tim-bum não tem nenhuma ligação com feitiçaria, a Pérsia nem o mundo medieval. Surgiu no Brasil, como parte da celebração de aniversário e é uma palavra moderna, tipicamente brasileira. Qualquer associação a maldição ou bruxaria é uma mentira, sem nenhuma base na verdade.
VEJA:
A origem é inusitada: o rá-tim-bum teria surgido nos corredores da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), na década de 1930. Naquela época, um rajá (um tipo degovernante) indiano chamado Timbum visitou a faculdade .
Ratimbum. É uma onomatopeia que imita o som de uma bandinha de percussão. Na abertura ou final de uma apresentação (isso antigamente) a banda tocava um "TARÁRÁ - TIM - BUM", convencionou-se usar essa expressão na hora do parabéns pra você, sugerindo que um novo ano se inicia para a pessoa em questão.
O que é Ratimbum: Ratimbum ou -Tim-Bum foi um programa infantil de grande sucesso, produzido pela TV Cultura, entre os anos de 1989 e 1992. Quando alguém está de aniversário, depois do famoso "Parabéns pra você", costuma-se cantar outro refrão que é "ra-tim-bum".

Não dê atenção a controvérsias tolas

Todo cristão tem o direito de escolher se quer cantar rá-tim-bum ou não. A Bíblia não condena a palavra mas também não obriga a dizer. Cada um tem liberdade para fazer como acha melhor nesse caso, ms não deve condenar quem toma uma decisão diferente da sua (Romanos 14:12-13).
Rá-tim-bum não é nem nunca foi uma maldição. Isso é uma superstição sem base bíblica nem histórica. Por isso, o crente não precisa ter medo dessa palavra. Devemos ter a maturidade para analisar o que ouvimos e rejeitar mentiras bobas (1 Tessalonicenses 5:21).
Não é bom dar atenção a mitos sem fundamento. Essas coisas servem apenas para provocar medo e criar regras inúteis, sem fundamento bíblico (1 Timóteo 1:3-41 Timóteo 6:3-5). Quando nos deixamos levar por esse tipo de coisas, isso desvia a atenção do verdadeiro evangelho. A tolice de tomar posições extremas sobre assuntos secundários traz vergonha e dificulta a pregação da verdade.

Rá, Tim, Bum!

É Pique, É Pique, É Pique, É Pique, É Pique! Rá, Tim, Bum!!!
Tenho ouvido crentes sinceros perguntando: Podemos cantar o “Rá, Tim, Bum” no “Parabéns pra você”?
Ouviram dizer que “Rá, Tim, Bum” é uma antiga frase de magos persas que significa: “Eu Amaldiçoo Você!”.
Com um boato tão assustador alguns já não falam mais esta frase no final do Parabéns, outros a substituíram por “É crente, é crente, é crente, é crente... ABENÇOOO!!!
Ainda outros não cantam nem mesmo o “Parabens” por que não querem “Parar os Bens”

Desse jeito já não poderemos mais cantar com as crianças:
Pescador de homens será – Rá
 Homens será – Tim
 Homens Será – Bum
 Quem a mim seguir! Rá – Tim – Bum!”

Sendo que sempre cantamos como mera expressão honomatopeica que reproduzia o som de algo caindo na água, como numa pescaria.
Pois bem, fiz a minha pesquisa e não achei nada de concreto nesta crendice, e nenhuma “maldição” persa, druida ou grega encontrei, com as palavras “Rá Tim Bum”.

Para quem quiser uma explicação mais detalhada, sugiro o site:
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/415_ra_tim_bum_ratimbum.htm

Sendo assim, entendo que o tal boato não passa de mais uma crendice infundada!
Mas, afinal, qual é o problema?
Devemos crer em palavras mágicas com poder destrutivo na simples pronúncia, mesmo sem entendimento?
Imaginem quantas palavras da nossa língua têm um significado distorcido, se forem meramente pronunciadas em outros países?
Até quando o crente vai viver atemorizado, procurando mensagens subliminares enquanto gira velhos discos ao contrário?
Por acaso o crente deve temer maldições?

Abra a sua Bíblia em Provérbios 26:2 e leia:

“Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre”.

Queridos irmãos amados, não há mal algum em gritar o “Rá, Tim, Bum”!
Não permitamos que as nossas alegres e inocentes comemorações de aniversário sejam contaminadas com idéias tão nocivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário