Além das eleições presidenciais em 2018 no Brasil, o Facebook tem outra grande “festa da democracia” para se preocupar no segundo semestre deste ano. Haverá eleições locais nos EUA
para as cadeiras do congresso norte-americano. Fora o golpe a uma rede
de fake news no Brasil, a rede social também derrubou uma “campanha
coordena” que buscava interferir nas eleições dos EUA, que acontecem em novembro.
Por lá, foram dezenas de páginas deletadas da
rede social, sendo que o Facebook identificou um “comportamento
inautêntico coordenado” entre elas. A empresa, contudo, não pôde
encontrar uma pessoa ou uma organização responsável por essa campanha
negativa.
Somadas, as 32 páginas, compartilharam milhares
de postagens com informações falsas, e, nos últimos 14 meses, gastaram
US$ 11 mil em anúncios no Facebook. Comparada com a intervenção russa
nas eleições norte-americanas em 2016, esses valores são bastante
irrisórios, mas é interessante entender que eleições locais normalmente
têm impactos menores em plataformas globais como o Facebook.
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